30 de jan. de 2013

Cuscuz marroquinho com ftutas secas

Ingredientes:

2 xícaras de cuscuz marroquino
3 xícaras de água fervente
1/2 xícara de uvas-passas brancas e pretas
1/2 xícara de cranberries secos (oxicoco em português)
1 cebola roxa média bem picadinha
120g de castanha de caju sem sal
3 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de água
4 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de manteiga
Sal a gosto
Pimenta a gosto
Salsinha a gosto
Preparação:

etapa 1
Cuscuz:
Coloque o cuscuz marroquino com um pouco de sal em um recipiente refratário e adicione a água fervente, tampe e deixe hidratar por uns 10 minutos. Decorrido esse tempo, adicione duas colheres de azeite, mexa com um garfo para deixá-lo soltinho e reserve.

etapa 2
Castanhas:
Numa frigideira coloque o açúcar, a água e deixe ferver, quando a calda atingir um tom de caramelo claro, adicione as castanhas e mexa bem até o açúcar secar, continue mexendo sempre até o açúcar derreter formando o caramelo e as castanhas ficarem douradas. Retire do fogo, ponha em um tabuleiro forrado com papel manteiga e deixe esfriar. Depois de frias corte com a faca em pedaços menores.

etapa 3
Finalização:
Numa frigideira, coloque 2 colheres de azeite com uma colher de manteiga para aquecer, junte a cebola e deixe dourar, acrescente sal e pimenta a gosto, junte as uvas-passas, o cranberry seco/oxicoco seco, as castanhas já cortadas e por último acrescente o cuscuz hidratado, acerte o tempero, se for caso e mexa bem. Misture a salsinha picada e está pronto para ser saboreado !! Pode ser servido quente ou frio.

Nota: Duas xícaras de cuscuz rende bastante, essa receita rende 6 porções bem servidas. Caso deseje, você pode reduzir as quantidades pela metade.

Jerusalém +
A maior loja da América Latina de produtos da Terra Santa